10 técnicas de SEO eficientes para gerar tráfego orgânico

10 técnicas de SEO eficientes para gerar tráfego orgânico

Quando entramos no mundo do Marketing Digital, nos deparamos com várias coisas novas, pois ingressamos em um universo completamente diferente do que estávamos acostumados. Entre algumas dessas coisas novas estão as tão faladas técnicas de SEO.

O que é SEO?
O SEO (Search Engine Optimization) nada mais é do que uma forma de aumentar os acessos do seu site ou blog através de técnicas que permitem os mesmos serem encontrados mais facilmente pelos mecanismos de busca.

O Google, por exemplo, utiliza um sistema de algoritmos que avaliam e ranqueiam sites e blogs. São mais de 100 critérios que analisam o quão relevante é o conteúdo em questão. Os mais bem ranqueados são os primeiros a aparecerem nos resultados das buscas.

É importante levar em conta que o Google está interessado em apresentar o melhor resultado para as dúvidas dos usuários. Quem nunca fez uma pergunta para ele e teve uma ótima resposta em poucos segundos? Então! É isso que ele quer, responder as dúvidas das pessoas da melhor forma possível.

O grande segredo do SEO é satisfazer o que os algoritmos procuram. O que é extremamente complexo, pois eles estão sempre sendo modificados e aperfeiçoados.

O lado positivo é que alguns critérios existem desde o começo e não sofreram modificações até hoje. É neles que vamos focar as nossas atenções durante o artigo. Com eles será possível desenvolver uma boa margem de segurança. Aqui vamos focar um pouco mais na estrutura de um blog, onde publicações de conteúdo acontecem com mais frequência, mas nada impede de aplicar as técnicas em um site convencional.

 

Veja as 10 técnicas mais eficientes para gerar tráfego orgânico:

 

1 – Leve o seu blog a sério

Analise da seguinte forma: O Google quer sempre entregar o melhor conteúdo para os usuários. Pensando assim, ele avalia os fatores que indicam a seriedade daquele blog.

Como assim? Isso significa que precisamos investir no nosso blog.

Hoje existem vários serviços que oferecem domínio e hospedagem gratuitos na internet. Mas como você acha que o Google vai classificar esse blog? É certo que ele vai ser mau classificado, pois não representa seriedade e credibilidade para um bom resultado.

Aqui vão algumas dicas:

  • Contrate um domínio que indique o seu nicho de mercado: O domínio é o endereço do seu blog. No Brasil, a instituição responsável por isso é o Registro.br.
  • Contrate uma empresa de hospedagem confiável: Hoje não são poucas empresas que existem. Algumas com um serviço de boa qualidade, outras nem tanto. Eu utilizo e indico a Hostgator.
  • Escolha um template de qualidade para o seu blog: O template é o visual do seu blog. O que as pessoas de fato vão ver. Algo agradável, que forneça uma interface intuitiva sempre terá vantagem em relação as outras. Eu indico o tema WP Conversion.

 

2 – Seja a resposta para as perguntas das pessoas

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Levando em conta que as pessoas navegam até o Google para fazer perguntas, então o melhor para ser bem classificado é respondê-las!

E como eu posso fazer isso? Sempre entregue o melhor conteúdo possível!

Seja original e crie algo de qualidade. Mesmo que você esteja se baseando em algum material que já exista, procure escrever com as suas próprias palavras e acrescente um bom diferencial.

Com tantos blogs surgindo diariamente, a única maneira se ser competitivo é ter um conteúdo de alta qualidade.

 

3 – A importância do SEO nos artigos do blog

Atualmente uma das técnicas que mais beneficia os artigos do seu blog não são somente o uso das palavras-chave, mas sim as palavras de cauda longa.

O que são palavras de cauda longa? São termos com menos concorrência, formados por um conjunto de palavras relacionadas, utilizados nos seus artigos e que representam uma busca mais específica. Além disso eles proporcionam um resultado mais interessante no seu conteúdo, ou seja, uma leitura fluída e natural.

Antigamente o Google utilizava somente as palavras-chave para ranquear os resultados de busca, mas hoje em dia ele está focando muito mais em palavras de cauda longa.

Ainda existem pessoas que repetem a palavra-chave várias vezes durante o artigo de forma artificial, o que pode prejudicar muito o SEO.

Não que repetir a palavra-chave seja ruim, mas é importante tomar cuidado para que a leitura no artigo não seja prejudicada. Eis alguns cuidados que devem ser levados em consideração:

  • Título: É importante ter tanto a palavra-chave quanto a palavra de cauda longa. Mantenha sempre o título com até 70 caracteres.
  • Texto do Artigo: Como dito anteriormente, é importante que a palavra-chave seja repetida durante o texto, mas com o máximo de cuidado possível para que não fique algo artificial.
  • URL: É importante que ela represente o conteúdo do seu artigo, e também indispensável que contenha a palavra-chave.
  • Meta descrição: A meta descrição é um resumo escrito para aparecer nos resultados das pesquisas. Alguns plug-ins de SEO auxiliam na sua inclusão no artigo.

O objetivo em fazer todos esses ajustes é mostrar para os leitores e mecanismos de busca as informações sobre os seus artigos.

 

4 – Utilize um plug-in de SEO

Os plug-ins de SEO auxiliam muito na otimização do seu blog. Existem hoje muitas opções disponíveis. Eu utilizo, pela sua facilidade de uso, o Yoast by SEO. Com ele você poderá otimizar os seus artigos para serem encontrados mais facilmente pelos mecanismos de busca, além de conter opções adicionais bem interessantes e úteis.

 

5 – Utilize cabeçalhos para organizar o seu artigo

Os cabeçalhos são utilizados para organizar o texto de uma melhor forma, podendo ser desenvolvida uma hierarquia entre os conteúdos e tópicos. Assim a leitura fica mais fácil para o usuário.

Dica: Os cabeçalhos podem ser entendidos como mini-títulos, contendo a palavra-chave e/ou as palavras relacionadas. Isso ajuda o Google a identificar melhor o seu conteúdo, o que também contribui para o posicionamento nos resultados das buscas.

 

6 – Otimizando a estrutura da URL

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Um ponto muito importante na otimização do seu blog é a padronização e aprimoramento das suas URL’s. Com isso a navegação dos visitantes ficará melhor e mais fácil, pois eles entenderão como os seus artigos estão estruturados.

Existem algumas formas bem interessantes para realizar essa otimização. Uma delas pode ser construída da seguinte forma:

Em primeiro lugar vamos analisar a estrutura mais básica de todos os sites e blogs, o domínio. Algo como: oseublog.com.br

A partir daí é possível construir o restante do endereço de uma forma bem eficiente.

O segundo ponto é a possibilidade de dividir as seções e categorias conforme o assunto do seu conteúdo. Por exemplo, em uma categoria de marketing, a URL ficaria algo como: oseublog.com.br/marketing. Caso o visitante acesse esse endereço, ele saberá que todos os artigos apresentados se referem ao assunto marketing.

Então a estrutura que temos até o momento é a seguinte:
oseublog.com.br/marketing

O terceiro e último ponto é o assunto do seu artigo, tendo como critério o agrupamento conforme a seção. Digamos que você escreveu um conteúdo com o seguinte título: Como utilizar o marketing para conquistar mais clientes. O resultado ficaria assim:

oseublog.com.br/marketing/como-utilizar-o-marketing-para-conquistar-mais-clientes

Com isso você vai ter uma URL amigável que deixará explicito o conteúdo do seu artigo e a qual seção ele pertence, fazendo com que a navegação no seu blog seja muito mais transparente e objetiva.

 

7 – O seu tema é extremamente importante!

Aqui vamos falar um pouco mais detalhadamente sobre a importância que um bom tema tem para uma melhor classificação nos mecanismos de busca. Quando falamos em blog, a escolha de um bom template fará toda a diferença nesse quesito. Para isso existem alguns fatores importantes:

  • Um tema moderno e limpo: Quando navegamos em blogs, buscando conteúdo sobre assuntos do nosso interesse ou procurando tirar alguma dúvida, a primeira coisa que notamos é o visual. Se for um ambiente agradável, onde tudo parece estar no seu “devido lugar”, fica muito mais fácil desempenharmos o nosso papel de “consumidores”, pois aquele blog está transmitindo um ar de profissionalismo e preocupação com os seus leitores. E isso conta de forma muito positiva para o Google.
  • Compatibilidade com plug-ins: Hoje em dia é muito difícil desenvolver projetos com um blog sem o auxílio de plug-ins. Então a compatibilidade do tema com eles é um fator a ser considerado fortemente.
  • Investir em um tema único: Se você tiver dinheiro para investir em um tema único e profissional, faça-o! Pois assim ele será somente seu e isso conta muito para o SEO.
  • Carregamento rápido: Se existe uma coisa que todos detestam é esperar o carregamento de uma página na internet, e o Google também não gosta. Por isso é importante ter um blog com carregamento rápido. Eis então a dica de uma boa ferramenta para medir a velocidade:
    http://www.pagescoring.com/website-speed-test
  • Plug-in de cache: Um plug-in de cache ajuda na velocidade do seu site e hoje existem opções gratuitas e pagas. Atualmente estou utilizando o Comet Cache.
  • Tema responsivo: Um blog responsivo é aquele que adapta o seu layout a qualquer tamanho de tela, possibilitando uma boa navegação tanto em computadores, smartphones ou tablets. Cada vez mais as pessoas estão conectadas através de dispositivos móveis, por isso é indispensável adotar um tema que possibilite essa adaptação. Além do mais, os blogs responsivos também são bem avaliados pelos mecanismos de busca. Então fica a dica!

 

8 – Vá para além do seu blog

Quando falamos em ir além, significa ter os seus artigos indicados em outros blogs ou redes sociais, ou seja, ter os links do seu conteúdo referenciados em outros lugares. Também chamados de backlinks.

Backlinks: Ter os links do seu blog referenciados em outros lugares.

Isso não é nada fácil, ainda mais para os iniciantes. Para que o seu blog tenha links disponibilizados em outros ambientes, você precisará ter desenvolvido muitos conteúdos de qualidade. Só assim para que outras pessoas notem a relevância dos seus artigos e façam as referências.

É importante também que os blogs onde estejam colocando os links também estejam bem qualificados em SEO. Aqui se aplica a regra: quanto mais, melhor!

Redes Sociais: estar presente nelas é muito importante para o SEO do seu blog, pois lá você terá a possibilidade de compartilhar o seu conteúdo e também interagir com a sua audiência de uma outra forma. Além, é claro, da possibilidade de atingir mais pessoas.

 

9 – Utilize todo o potencial do Moz.com

A Moz é considerada a melhor empresa do mundo no que diz respeito a SEO. Além de excelentes conteúdos sobre o assunto, eles fornecem ferramentas pagas e gratuitas que auxiliam na análise do seu blog.

Acesse a Moz.com, leia os artigos e faça testes com as ferramentas disponíveis. Com certeza o seu conhecimento em SEO vai aumentar continuamente.

 

10 – Monitore o desempenho do seu blog

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Monitorar o que acontece no seu blog desde o início é fundamental. Assim você terá dados concretos dos seus resultados. Para isso você pode utilizar o Google Analytics, outra ferramenta gratuita com recursos bem interessantes.

Pontos importantes para serem analisados:

Tráfego orgânico: Mede o quanto as visitas do seu blog evoluem e de onde estão vindo.

Taxa de Rejeição: Representa os usuários que entram e logo saem do seu blog, quanto maior a porcentagem, pior é.

Tempo de visita: Mede o tempo que as pessoas ficam no seu blog. Quanto mais tempo elas ficarem, melhor é, pois os mecanismos de busca entenderão que o seu conteúdo é relevante.

 

Conclusão

Aqui foram mostradas algumas técnicas de SEO que ajudarão o seu blog a crescer como um negócio. Claro que não é possível saber tudo sobre o assunto, mas já dá para ter resultados bem positivos a partir das dicas acima.

O segredo é se manter sempre atualizado com as técnicas mais eficientes, e a melhor maneira para isso é estudando e compartilhando o conhecimento. Você sabe alguma coisa nova sobre SEO? Gostaria de acrescentar o seu conhecimento nesse artigo? Então compartilhe comigo e vamos juntos evoluir os nossos negócios.

Sucesso e tudo de bom!

Não esqueça de deixar o seu comentário!

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