12 motivos para você criar um blog

Quando pretendemos trabalhar na internet ou temos a ideia de criar um negócio sólido com uma presença on-line, imaginamos formas para construir esta realidade. Uma das formas utilizadas por vários profissionais do marketing digital é a criação de um blog. E é exatamente este o assunto do nosso artigo.

12 motivos para você criar um blog

Abaixo eu listei 12 motivos para você criar o seu blog hoje mesmo:

1. É fácil: É muito fácil ter um blog. Você não precisa ter qualquer experiência com programação ou design. Basta ter os conhecimentos básicos de computador e navegação na internet.

2. Construir a sua presença na internet: Com um blog é possível construir uma presença na internet. Um endereço on-line onde as pessoas conseguirão te encontrar. No meu caso, por exemplo, o endereço www.rfdigital.com.br está disponível para todos aqueles quiserem me contatar ou ler os meus artigos.

3. Expressar ideias: No blog você fala o que pensa, ou seja, escreve as suas ideias sobre um determinado tema de interesse, assim as pessoas que também gostam do assunto poderão encontrar e ler os artigos.

4. Ajudar as pessoas: Este motivo complementa o anterior, pois ao expressar suas ideias, você poderá também fornecer dicas e orientações para as pessoas, contribuindo de alguma forma para o crescimento pessoal e/ou profissional delas.

5. Construir Relacionamentos: Você pode construir relacionamentos bem interessantes com as pessoas, trocar ideias e experiências relacionadas ao assunto do seu blog.

6. Conhecer pessoas com os mesmos interesses: Esse motivo também complementa o anterior. Enquanto você constrói relacionamentos, acabará conhecendo pessoas com os mesmos interesses que os seus. Elas encontrarão o seu blog e interagirão com você, o que é muito importante quando pretendemos construir uma presença on-line.

7. Trocar experiências com as pessoas: Ao mesmo tempo que você conhece melhor os seus leitores, também poderá trocar experiências com eles. Com isso é possível fortalecer ainda mais a sua audiência.

8. Melhorar a sua habilidade de comunicação: Conforme você cria os seus conteúdos, seja em vídeo ou texto, estará aprimorando a sua habilidade de comunicação.

9. Aprender cada vez mais: Ao fazer pesquisas para gerar o seu conteúdo, você estará em um aprendizado constante, o que ajuda na conquista de maturidade no seu nicho de mercado.

10. Ganhar dinheiro: O seu blog pode se tornar uma excelente ferramenta de marketing on-line, pois na medida em que ele cresce, você conquistará os três fatores principais para o seu sucesso: relacionamentos, credibilidade e autoridade.

11. O seu blog é SEU: Sem ter um blog, em que ferramenta construiria os seus relacionamentos? Possivelmente em alguma rede social como Facebook ou Twitter, um canal no Youtube ou em algum outro site de vídeos, com milhares de curtidas e comentários nas suas postagens. A grande questão é que estes serviços tem as suas próprias regras e limitações, não proporcionando a mesma flexibilidade de um blog. Claro que as redes sociais e sites de vídeos são excelentes aliadas para qualquer negócio. Eu mesmo utilizo e gosto muito! Mas é importante termos um lugar onde possamos organizar as nossas ideias e desenvolver os nossos relacionamentos com mais liberdade e segurança. E é aí que entra o blog!

12. Planeje o seu blog: Antes de botar a mão na massa para construir o seu blog, é muito importante ter em mente o que você pretende com ele. E para isso, existem dois fatores muito importantes que devem ser considerados:

  • Escolher um Nicho de Mercado: O Nicho de Mercado nada mais é do que o tema do seu blog, ou seja, o assunto que você vai falar. É sempre muito bom escrever sobre algo que goste, mas se deseja ganhar dinheiro, é importante verificar se existe demanda para esse assunto na internet. Mas como assim? Não vai adiantar escrever sobre algo que goste, se existem poucas pessoas procurando sobre ele na rede. O bom disso tudo é que existe uma ferramenta do Google que ajuda a descobrir se o seu tema tem relevância. Essa ferramenta é o Planejador de Palavras-Chave do Google Adwords.
  • Escolha o domínio do seu blog: O domínio é o endereço do seu blog na internet, algo como: www.meublog.com.br. Como eu disse em uma das dicas anteriores, esse vai ser o endereço onde as pessoas irão te encontrar, então é muito importante que ele seja fácil de saber e tenha a ver com o que você trabalha.

Estes foram os 12 motivos para você ter um blog! Espero que tenha ajudado na sua decisão e incentivado a criar um!

Abraços e sucesso!

Dica Extra: Se você deseja aprender a montar um negócio lucrativo na internet como afiliado de produtos digitais, eu recomendo que acesse este link agora mesmo!

Inscreva o seu e-mail e receba todas as atualizações do blog gratuitamente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *