O que é um Autoresponder?

Quando desenvolvemos projetos digitais, o e-mail tem um papel fundamental para a comunicação com as pessoas que nos acompanham. Para auxiliar nesta tarefa, uma das ferramentas consideradas essenciais é o autoresponder. Neste artigo veremos um pouco sobre ele: o que é, como funciona e quais são os porquês de utilizá-lo em seus negócios on-line, mesmo que você esteja iniciando neste ramo.

O que é um Autoresponder

O que é um autoresponder?

Em resumo, um autoresponder é um sistema automático onde é possível configurar as mensagens que serão enviadas por e-mail para a sua lista de contatos.

Como assim? Talvez não tenha ficado muito claro como um autoresponder funciona, então veremos um exemplo:

Você já deve ter acessado sites ou blogs sobre algum assunto do seu interesse e ter encontrado um formulário pedindo para cadastrar o e-mail. Algo como “Cadastre o seu e-mail para receber as nossas novidades” ou oferecendo algum material gratuito, como e-books, vídeo-aulas ou similares. A partir do momento que você cadastra o seu e-mail em um desses sites, ele é salvo um serviço de autoresponder, que em seguida começa a disparar automaticamente mensagens cadastradas no sistema. Dessa forma o dono do blog ou site não precisa fazer os envios manualmente e acaba economizando um tempo enorme.

Como um autoresponder funciona?

No sistema do autoresponder podemos configurar uma série de mensagens que serão disparadas automaticamente para cada novo e-mail cadastrado na nossa lista. A quantidade e frequência podem ser totalmente ajustadas para uma mensagem por dia, com intervalos ou da forma que melhor convir.

Quando uma pessoa disponibiliza o seu e-mail através de um formulário do nosso site ou blog para receber algum conteúdo, o autoresponder passará a disparar as mensagens de forma automática.

Porque utilizar um autoresponder?

Quando uma pessoa entra no seu site ou blog, certamente ela está interessada no conteúdo que você disponibiliza. É pouco provável que uma compra do produto ou serviço que você indica seja realizada na primeira visita, pois no momento o interesse é apenas em informações. Então o autoresponder se torna útil, porque com ele é possível manter um contato mais próximo com essa pessoa, tornando-a um cliente em potencial a médio e longo prazo.

Para despertar o interesse dos visitantes, você pode oferecer um material gratuito ou informações mais detalhadas sobre o assunto que eles estão interessados. Após o cadastro dos e-mails, o próprio sistema ficará responsável por entregar os conteúdos.

Entre um e-mail e outro você pode oferecer o seu produto ou serviço. Assim fica mais fácil para as pessoas realizarem uma compra, pois você terá construído um relacionamento de confiança com elas.

Conforme o tempo for passando, a sua lista vai aumentar e consequentemente as possibilidades de vendas também aumentarão. Por isso o autoresponder se torna essencial para qualquer negócio com um presença on-line.

Qual autoresponder utilizar?

Hoje existem várias opções muito boas no mercado. Entre elas, eu utilizo e recomendo o GetResponse. Uma solução completa e com um bom custo benefício, além de ser fácil de usar e totalmente em português.

Conheça um pouco mais clicando aqui.

Este foi o nosso artigo sobre autoresponder. Espero que tenha ficado mais claro a importância dele no desenvolvimento dos seus negócios digitais. Caso você tenha alguma dúvida, deixe um comentário ou nos envie um e-mail através da aba Contato. Não deixe também de compartilhar nas redes sociais.

Um grande abraço e sucesso!

Dica Extra: Se você deseja aprender a montar um negócio lucrativo na internet como afiliado de produtos digitais, eu recomendo que acesse este link agora mesmo!

Inscreva o seu e-mail e receba todas as atualizações do blog gratuitamente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *