Se você está buscando saber o que é um ebook e como criar um ebook do zero, vamos te explicar direitinho nesse artigo.
Preparamos um passo a passo super legal para você criar um ebook de sucesso. É muito mais simples se comparado ao lançamento de um livro impresso.
Aqui nós temos redução de custos e venda ilimitada. Isso cheira a dinheiro, né? Então vem com a gente!
Mas antes de te ensinar a criar um ebook, a gente precisa te explicar o que é um ebook.
O que são ebooks?
O nome ebook significa eletronic book, livro eletrônico no bom português. Mas ele não traz só isso. Há muito por trás do ebook.
Nós sabemos o que significa um livro. É aquele velho exemplar de ficção ou não-ficção. Aqueles que passam por editoras, por grandes processos até sua publicação.
A real diferença está aí. Os ebooks não passam por nenhum desses processos “engessados”.
Um livro digital tem inúmeras facilidades. Uma delas é que ele pode ser lido em qualquer lugar, basta um dispositivo que seja compatível para ler (tablet, celulares, o famoso Kindle etc).
Uma das grandes vantagens contidas em ebooks é a facilidade de publicação porque não é necessário um grande investimento.
É realmente só escrever e publicar.
Você não precisa se preocupar em vender rapidamente, você não precisa se preocupar com muito custo – e muito menos com o meio-ambiente, já que ele não será impresso.
Há vantagens para os dois lados, para o criador de ebook e para o leitor.
O ebook não é pesado, e por isso em um mesmo dispositivo cabem vários. É possível fazer anotações e destaques também. Os dispositivos possuem tecnologia para tal atividade, além de poder destacar e salvar as partes que julgar mais interessantes.
Por isso eles são os queridinhos quando falamos de infoprodutos.
Os ebooks servem além de tudo como moeda de troca e iscas digitais para captação de leads. Se você já possui um curso online como infoproduto é possível ceder gratuitamente o ebook como uma forma de ‘atrair’ aquele consumidor, fazendo com que este fique mais interessado ao que você tem a oferecer.
Qual é o melhor formato para a criar um ebook?
Depende: há inúmeros formatos para ebooks compatíveis com os dispositivos e os mais encontrados atualmente são o formato ePub e o PDF.
Estes, sim, são lidos em qualquer dispositivo. Mas é importante lembrar que há diferença nesses formatos. A principal diferença é a adaptação dos textos à tela de quem lê.
Formato PDF
Aqui é possível consumir o conteúdo exatamente como uma página impressa, só que digital. Você pode ampliar ou reduzir de acordo com sua necessidade. Este é ideal para ebooks com um grande número de páginas e conteúdo mais complexo.
Formato ePub
Este formato é geralmente mais encontrado em livros de não-ficção e ficção. É utilizado no kindle. Permite a alteração de fonte e busca por palavras diretamente no texto enquanto o leitor lê.
Como criar um ebook de sucesso do zero?
Destacamos abaixo as seguintes etapas para criar um ebook:
- Ideias para o ebook
- Delimitação e pesquisa para a produção
- Processo de escrita, revisão, edição do texto e estrutura
- Definição de palavra-chave e título
- Criação de identidade visual
- Publicação
- Análise e otimização
1. Ideias para criar um ebook
O ideal nessa fase é que você já tenha algo em mente, uma ideia ou conhecimento importante para transmitir.
Você tem uma habilidade que ninguém tem? Pois você tem algo valioso em mãos.
É essencial fazer um briefing para organizar direitinho as ideias e saber exatamente para qual lado ir.
Selecione as ideias que são mais coerentes ao seu nicho e vá à web para saber o que já foi publicado.
Você pode criar algo novo sobre determinada ideia ou simplesmente melhorar as ideias já existentes, adicionando o que você carrega como experiência para os seus leitores.
Assuntos ‘em alta’ no mercado costumam ser mais rentáveis.
Tente aliar isso à sua ideia.
2. Delimitação e pesquisa para a produção
Ao escrever uma notícia o jornalista geralmente responde algumas perguntas.
São essas: como, onde, por que, quando e quem.
O ebook não é uma notícia, mas há perguntas que precisam ser respondidas para que ele seja consistente.
O ebook como infoproduto traz consigo a proposta de resolver um problema do consumidor. Para isso, você precisa entender qual é o objetivo do projeto, do que se trata o conteúdo, qual problema ele resolve.
O livro digital é uma ideia nova? Qual é o nicho do projeto?
Assim você estará delimitando mais o seu tema e também deixando a tarefa de escrever seu ebook mais fácil.
Como dito anteriormente, é importante que você vá pesquisar o que já tem publicado sobre seu tema na internet.
Se já existe muito conteúdo, se a sua ideia é realmente algo novo e assim tornar o trabalho mais rico ainda.
3. Processo de escrita, revisão, edição de texto e estrutura
Chegou realmente a parte da escrita: aqui você vai utilizar toda a sua pesquisa e tudo que sabe sobre o tema, a fim de tornar seu material único.
É interessante separar os subtemas em capítulos para tornar a leitura mais fácil para o seu consumidor e não se esqueça que a leitura na web é mais dinâmica.
Tente fazer parágrafos curtos, sem aqueles blocos gigantescos que cansam a vista e não separam as ideias. O fluxo do texto é importante. Quanto mais limpo, melhor.
Use e abuse dos destaques para o seu texto. Negrito e itálico são ferramentas extremamente importantes na hora de expressar e destacar algo importante no seu ebook.
Utilize imagens como complemento de ideias. Tornar o texto atrativo e visual ajuda a não cansar a leitura.
Após o processo de escrita é importantíssimo fazer uma revisão completa da sua obra.
Isso inclui estrutura e principalmente identificar possíveis erros de gramática e digitação – que são muito comuns.
Aqui vai uma dica interessante: pedir a um conhecido ou a um profissional que revise sua obra pode ajudar bastante, já que a outra pessoa fará uma leitura à procura de erros que você talvez não tenha visto.
4. Definição do título e palavras-chave
As palavras chaves são de longe as principais ferramentas de busca da web. Toda busca se origina de uma palavra, não é mesmo? Por isso elas são tão importantes. E sem contar que os consumidores utilizam diretamente palavras em busca de soluções no Google.
Definir sua palavra chave é dizer ao buscador que você tem aquele conteúdo. E o seu material, dependendo da audiência, irá aparecer diretamente no buscador em uma posição diferenciada.
Títulos atraentes também são muito importantes.
Não o principal da obra, mas também os títulos e subtítulos dos capítulos.
Tente escolher aqueles que sejam sedutores e que despertem curiosidade no seu leitor.
De acordo com pesquisas, as pessoas tendem a procurar o que desperta curiosidade nelas. Seu ebook precisa de um título bastante atrativo.
5. Criação da identidade visual
O que a gente tem de fazer aqui nessa parte é reiterar o que já foi dito anteriormente.
Assim como títulos e subtítulos a capa tem que ser atrativa. As figuras também têm de ser atrativas. A parte visual do ebook desperta a curiosidade no leitor.
Além disso é aqui que você dará uma ‘cara’ ao seu material.
Utilize logos e cores familiares que façam o leitor lembrar do seu material em outras oportunidades.
Geralmente uma equipe de design cuida dessa parte, mas há inúmeros sites gratuitos para criar aquele design despojado.
Você conhece o Canva? Ele é um site de ferramentas de design gráfico gratuito!
É extremamente simples de mexer e você poderá ter acesso a um número ilimitado de imagens e modelos de gráficos. Aproveite!
6. Publicação
Chegou a hora de publicar seu ebook.
Essa publicação pode ser feita no seu site pessoal, ou pode utilizar plataformas como a Amazon, Wattpad, Clube de Autores, Publique-se, dentre outras, para realizar o upload do seu livro.
Existem outras plataformas voltadas para publicação e vendas de produtos digitais, não apenas ebooks, você pode conhecer essas plataformas acessando o link do nosso último artigo.
Para divulgá-lo você pode utilizar ferramentas de disparo de e-mails como o e-mail marketing.
Anúncios em redes sociais também são bem vindos e te dão uma boa visibilidade.
Respeite a data de lançamento estipulada e pronto, seu material está lançado!
7. Análise e otimização
O trabalho após a publicação não acabou. Ainda há o pós-lançamento. Aqui você vai analisar os dados pós-publicação e notar o que pode ser melhorado para próxima edição ou ebook.
Através das ferramentas de acompanhamento de métricas fornecidas pelas próprias plataformas de vendas e com o feedback dos leitores você notará se o seu material foi útil.
E aí, vamos criar o seu ebook?
Os ebooks são excelentes ferramentas. Sua praticidade de produção e baixo custo os tornam bastante atraentes. Escolha bem o tema que deseja abordar para criar o seu ebook, pesquise bastante para que seu material e seja um diferencial na web.
Dessa forma você será recompensado com muitas vendas e a multiplicação de suas ideias.
É um negócio bom, bonito e barato.
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