Facebook Ads: O que é. Por dentro do Facebook Ads.

Você já ouviu falar na Facebook Ads e todo poder de marketing e vendas que essa plataforma pode te oferecer?

Imagine exibir o seu produto ou serviço no celular do seu futuro cliente todos os dias, 7 dias por semana, 24 horas por dia?

Parece o sonho de todo empreendedor, não é mesmo? E se eu te disser que isso já é possível e que está ao seu alcance a um custo razoável de marketing?

Aqui na Pavão Digital, todos os meses nós oferecemos um “aulão” online e em grupo para empresários e profissionais liberais entenderem melhor o FacebookAds.

Neste intensivo, cobrimos todas as áreas do FaceAds, além de estratégias testadas e comprovadas em nossos projetos e em contas de clientes nossos.

Se você tiver interesse em participar da próxima aula, entre em contato pelo nosso WhatsApp nesta página.

Mas se você ainda precisa conhecer um pouco mais sobre esse mundo, fique comigo nesse artigo que eu vou te explicar como aproveitar esse poder que a Facebook nos deu criando a Facebook Ads e por que você deve começar a usufruir dessa plataforma agora mesmo.

Acesso ao Facebook Ads
Acessando business.facebook.com você encontrará o Facebook Ads

O que é o Facebook Ads?

Como já dito em nosso artigo sobre tráfego pago, há várias formas de divulgar o seu negócio na Internet, seja através de mecanismos de buscas (Google Ads ou Bing Ads), ou seja através de redes sociais.

Facebook Ads é a plataforma de anúncios pagos que a Facebook criou para que empresas e profissionais liberais pudessem ofertar seus produtos e serviços aos usuários das redes sociais Facebook e Instagram.

Esta plataforma está disponível em https://business.facebook.com a todos que desejam explorar a base de usuários compostas pelas duas redes sociais.

É importante salientar que o Facebook Ads não é mesmo que utilizar o famoso botão impulsionar.

A grande diferença é que através da plataforma profissional de anúncios é possível alcançar usuários de forma muito mais segmentada, ou seja, com mais exatidão.

Já a utilização do botão impulsionar não permite precisão nem dados completos para análise das campanhas de um modo geral. É um formato bastante resumido e geralmente pouco eficaz em relação aos resultados.

Para quem investe em anúncios pagos é extremamente importante visualizar os dados resultantes de suas campanhas, bem como o potencial de público impactado diariamente.

Com a tecnologia atual já é possível medir cada real investido nas plataformas de anúncios e finalmente as empresas não ficam mais às cegas, como era nos tempos de anúncios em jornais, revistas e rádios.

Como funciona o Facebook Ads

Ao acessar https://business.facebook.com o anunciante será convidado a criar um “negócio” dentro da plataforma. Após efetuar a criação do negócio, será necessário configurar uma série de parâmetros para que tudo funcione corretamente, como associar sua FanPage e seu Instagram comercial a sua conta de negócio, além de configurar uma conta de anúncios.

Nesta conta de anúncios do negócio, será possível criar campanhas de anúncios patrocinados respeitando o objetivo de marketing da sua estratégia.

É possível também adicionar membros ao seu negócio e é desta forma que muitas empresas terceirizam a criação de anúncios patrocinados com os gestores de tráfego, profissionais capacitados em criar estratégias de marketing através da plataforma do Facebook Ads.

Os gestores de tráfegos em geral implementam estratégias de funil de vendas e utilizam o poder da geolocalização para exibir anúncios segmentados pelo raio de atuação do negócio.

Ou seja, é possível exibir o seu produto ou serviço várias vezes por semana no celular das pessoas do seu bairro, tornando seu negócio famoso para essas pessoas.

É uma tecnologia extremamente poderosa nas mãos de quem sabe extrair o máximo.

Como usar o Facebook Ads?

Depois de realizada a primeira configuração do negócio, você precisará criar suas estratégias de marketing e adaptar ao uso da plataforma de anúncios.

Atualmente o Facebook Ads oferece 11 objetivos de campanhas, que são eles:

  • Reconhecimento de Marca (Reconhecimento)
  • Alcance (Reconhecimento)
  • Tráfego (Consideração)
  • Envolvimento (Consideração)
  • Instalação do aplicativo (Consideração)
  • Visualizações do vídeo (Consideração)
  • Geração de cadastros (Consideração)
  • Geração de cadastros (Mensagens)
  • Conversões (Conversão)
  • Vendas do catálogo (Conversão)
  • Tráfego no estabelecimento (Conversão)
Objetivos de campanhas do Facebook Ads
Objetivos de campanhas do Facebook Ads

Considerando um funil de vendas, os objetivos de campanha de Reconhecimento estão no topo do funil. Em seguida vem os objetivos dentro da categoria Consideração. Por fim vem a categoria Conversão, responsável por gerar vendas.

Seria muito bom se essa simples explicação fosse a verdade absoluta, mas infelizmente o uso da plataforma tem uma complexidade maior.

Por exemplo, para negócios físicos nossos testes indicam que você só precisará fazer uso de campanhas de Reconhecimento e Consideração.

Em geral, as campanhas de Conversão são orientadas para ecommerces ou sites que recebam cadastros. Já o objetivo de Tráfego no estabelecimento não gera resultados efetivos e pode ser desconsiderado pelos anunciantes.

Para exemplificar o uso da plataforma, vamos considerar um negócio regional, baseado fisicamente em uma cidade. Este negócio poderia usar uma campanha de visualizações de vídeo (consideração), utilizando a geolocalização com raio em torno de 3km da sua sede para que todas aquelas pessoas no entorno conhecessem seu produto ou serviço.

Após rodar essa primeira campanha e empilhar visualizadores de vídeo em seu pixel, é possível criar uma segunda campanha com uma oferta do serviço apenas para quem visualização 50% do vídeo.

Se o vídeo veiculado na primeira campanha tinha 1 minuto de duração, podemos afirmar que as pessoas que viram 30 segundos deste vídeo tem interesse no seu produto ou serviço, não é mesmo?

Essa segunda campanha poderia ser com o objetivo de mensagens, por exemplo. As pessoas enviariam os pedidos diretamente pela sua FanPage, seu Instagram ou até mesmo no seu WhatsApp Business (que também pertence ao Mark Zuckerberg).

Esse é o poder real do Facebook Ads. Alcançar as pessoas certas e gerar interação com elas, conduzindo futuros clientes em um processo contínuo de chances de vendas.

E tudo isso a custo extremamente acessível.

Conclusão

Deu pra perceber que o Facebook Ads é um assunto complexo, certo? Esse artigo poderia ser muito mais extenso, pois há diversas nuances e possibilidades de uso da plataforma.

Cada negócio pode usar uma estratégia diferente para atingir seu objetivo. As possibilidades são infinitas se considerarmos essa combinação de variáveis.

A grande verdade é se você ainda não está anunciando seu negócio nas 2 redes sociais do Mark Zuckerberg (Facebook e Instagram), você pode estar perdendo muitas possibilidades de vendas pro seu concorrente.

O poder que a plataforma de anúncios Facebook Ads oferece é algo que pode transformar o seu negócio.

E agora que você tem esse conhecimento, você só tem 2 opções disponíveis na mesa: buscar ajuda de um gestor de tráfego ou aprender por você mesmo.

O benefício de contratar um gestor de tráfego é a possibilidade de terceirizar essa atividade e apenas cobrar resultados do profissional. É claro que caberá a você fornecer o conteúdo (fotos e textos) para que esse profissional possa gerar bons resultados. Mas não será necessário aprender a criar campanhas por você mesmo.

Por outro lado, você pode buscar aprender a usar a plataforma e criar suas próprias campanhas. É um caminho interessante internalizar na empresa esse processo. Dominar esse conhecimento pode ser uma mudança fundamental no seu negócio.

Se você estiver curioso para saber mais sobre como se beneficiar do Facebook Ads, entre em contato pelo WhatsApp nesta página e saiba mais sobre o próximo intensivão de FacebookAds em grupo onde empresários e profissionais liberais aprendem como desvender os mistérios da ferramenta.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
Email